Doença de Parkinson: Desvendando seus Mistérios

Doença de Parkinson: Desvendando seus Mistérios




Sejam bem vindos a mais uma das nossas aulas. Hoje vamos explorar uma disfunção com grande impacto funcional e social: a Doença de Parkinson 

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo que afeta principalmente o controle motor do corpo. Caracterizada pela degeneração das células nervosas responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor essencial para o controle dos movimentos, essa condição apresenta uma fisiopatologia complexa e ainda não totalmente compreendida.


Na Doença de Parkinson, observa-se a formação de agregados de proteínas anormais, conhecidos como corpos de Lewy, dentro das células nervosas. Esses corpos de Lewy interferem na função celular e eventualmente levam à morte das células, resultando na diminuição dos níveis de dopamina no cérebro.


Com a diminuição da dopamina, ocorrem desequilíbrios na comunicação entre as células nervosas, afetando os circuitos cerebrais responsáveis pelo controle do movimento. Isso se manifesta clinicamente através de sintomas como tremores, rigidez muscular, bradicinesia (movimentos lentos), instabilidade postural e dificuldade de coordenação motora.


Embora não exista uma cura definitiva para a Doença de Parkinson, o tratamento visa principalmente aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Terapias farmacológicas, fisioterapia, terapia ocupacional e intervenções cirúrgicas, como a estimulação cerebral profunda, são algumas das abordagens utilizadas para gerenciar os sintomas e retardar a progressão da doença.

Entender mais sobre a DP é fundamental, para isso novas pesquisas precisam ser desenvolvidas para elucidar as dúvidas e mistérios sobre a doença.

Espero que tenha contribuído para o aprendizado de vocês. Nos encontramos em uma próxima aula. Até lá.

Atenciosamente,

Prof. Vítor Peixoto 

Comentários

Postagens mais visitadas