**Explorando os Mistérios dos Músculos Escalenos na Fisioterapia**



Olá pessoal, sejam bem vindos a mais uma das nossas aulas.

Se você está mergulhando nos estudos de anatomia, certamente já se deparou com os intrigantes músculos escalenos. Esses músculos, muitas vezes negligenciados em discussões gerais sobre a anatomia muscular, desempenham um papel fundamental na estrutura e função do pescoço e podem ser responsáveis por disfunções de grande relevancia. Vamos explorar mais sobre esses músculos na aula de hoje. Vamos nessa!


**Localização e Anatomia:**

Os músculos escalenos são encontrados no pescoço, em ambos os lados da coluna cervical. Eles são compostos por três ventres: escaleno anterior, escaleno médio e escaleno posterior. Estes músculos têm uma aparência alongada e estão dispostos de forma oblíqua, formando uma espécie de triângulo na região lateral do pescoço, daí a sua nomenclatura.


**Origem e Inserção:**

Eles têm origem nas vértebras cervicais, mais precisamente os processos transveros das vértebras C2 a C7. Eles se inserem nas duas primeiras costelas. O escaleno anterior se insere na tuberosidade anterior da primeira costela, o escaleno médio na tuberosidade posterior da primeira costela, e o escaleno posterior na borda superior da segunda costela.


**Função do Músculo:**

Os músculos escalenos desempenham várias funções importantes. Em geral, eles atuam como músculos acessórios da respiração, durante a inspiração forçada, elevando as costelas superiores para auxiliar na expansão torácica. Além disso, eles desempenham papel na inclinação lateral da coluna cervical e na rotação da cabeça para o lado oposto.


**Inervação:**

Os músculos escalenos são inervados pelos ramos anteriores dos nervos cervicais das raízes de C3 a C6, pertencendo então ao plexo cervical e o plexo braquial.

Apesar de serem músculos pequenos e de ventre muscular delgado, são importantes para respiração e estabilidade do pescoço. Além disso, estão em uma região crítica, conhecida como sítio compressivo ou região de desfiladeiro. Mas isso já é assunto para uma próxima aula. Continuem estudando, estarei de olho.

Até a próxima.

Atenciosamente,

Prof. Vitor Peixoto 

Comentários

Postagens mais visitadas