Explorando os Tipos de Contração Muscular
Olá alunos, tudo bem com vocês?
Vamos dar início a mais uma das nossas aulas. Hoje vamos abordar os Tipo de Contração Muscular, e faremos uma correlação com nosso plano de tratamento. Vamos lá!
É fundamental compreendermos como o múscullo vai se comportar a depender so estímulo que será dado. Antes de pensar no exercício em si, precismos entender qual tipo de contração muscular será mais adequada para o objetivo prosposto.
Os padrões de contração mais utilizados são:
1. **Contração Isométrica**: Neste tipo de contração, não há mudança no comprimento do músculo. Um exemplo comum é a contração dos músculos abdominais durante um exercício de prancha. Esse tipo de contração é recomendado no treino de equilibrio e para ganho de estabilidade. Aqui mensuramos a resistência oferecida pelo tempo que o paciente consegue manter a postura.
2. **Contração Isotônica Concêntrica**: Durante uma contração concêntrica, o músculo encurta enquanto gera força. Um exemplo seria a fase de elevação em um exercício de flexão de cotovelo. Esse é o tipo de contração mais utilizada durante nosso planejamento terapêutico. Aqui visamos ganhar força e vencer a resitência, geralmente imposta pela gravidade
3. **Contração Excêntrica**: Ao contrário da contração concêntrica, durante uma contração excêntrica, o músculo se alonga enquanto gera força. Um exemplo seria a fase de descida em um agachamento. Essas contrações são valiosas na reabilitação de lesões musculares, pois ajudam a fortalecer o músculo durante sua fase de alongamento, reduzindo o risco de recaída.
Agora que já conhecemos os tipos de contração, vamos entender como aplica-los no processo de reabilitação:
- **Exercícios de Fortalecimento Muscular**: Incluem séries de repetições de exercícios como agachamentos, flexões de braço e elevações de perna. Eles são fundamentais para melhorar a força muscular, sendo adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Aqui priorizamos as contrações concêntricas e excêntricas
- **Exercícios de Equilíbrio e Coordenação**: São projetados para melhorar a propriocepção e a estabilidade corporal, reduzindo o risco de quedas e lesões. Nesse tipo de exercicio, a contração isométrica é mais indicada.
Apesar de suas vantagens, cada exercicio deve ser pensado de forma particular e individualizada para o seu paciente. É recomendado mesclarmos entre um tipo de contração e outra, para qua assm possamos abordar o paciente de forma integral e oferecer melhores resultados
Espero que este texto tenha esclarecido o tema, mas caso surjam duvidas é so perguntar nos comentários.
Até a próxima aula.
Atenciosamente,
Professor Vitor Peixoto
Comentários
Postar um comentário